Como iniciar um inventário de carbono confiável com uma estrutura enxuta?
Saiba como começar um inventário com pouco capital
Por Ambitus em 07/07/2025
Muitas empresas têm o desejo de avançar em suas práticas de ESG, mas a ausência de uma equipe especializada costuma ser um dos principais obstáculos. Se esse é o seu caso, este artigo vai mostrar que é possível começar com qualidade mesmo com uma estrutura mais enxuta.
Hoje, desenvolver o ESG dentro das empresas não é mais só um diferencial e sim uma necessidade. Parceiros de negócios estão atentos à responsabilidade socioambiental de suas cadeias de valor. Afinal, nenhuma empresa quer ver seu nome envolvido em escândalos ambientais ou sendo exposto negativamente na internet.
Quando falamos em mudanças climáticas, o controle das emissões de gases de efeito estufa (GEE) é uma das ações mais importantes. E é por isso que o inventário de emissões se tornou uma ferramenta essencial: ele fornece dados concretos sobre o impacto ambiental da empresa.
Mas não são apenas os consumidores que estão de olho, seus concorrentes também estão! E em uma disputa por contratos ou parcerias, quem já realiza seu inventário de carbono e possui um ESG bem estruturado certamente sai na frente.
A boa notícia é que, mesmo sem uma grande equipe ambiental, você pode começar agora. Veja os primeiros passos:
1. Defina sua materialidade
É essencial identificar os temas mais relevantes para o seu negócio e seus stakeholders. Isso ajuda a focar os esforços nas áreas com maior impacto. Você pode usar pesquisas internas e externas, com colaboradores e clientes, para entender melhor as prioridades.
2. Mapeie as operações da empresa
Com os temas definidos, é hora de entender profundamente como a sua empresa funciona. Quais são os processos? Quais os principais insumos e recursos utilizados? Onde estão os maiores consumos e emissões? Esse mapeamento é fundamental para iniciar o inventário com segurança.
3. Organize a documentação
Mantenha notas fiscais, contas de energia, registros de transportes e dados de consumo organizados. Esses documentos serão a base para calcular suas emissões com precisão. Um sistema de organização eficiente é um dos pilares para um inventário confiável.
Bem, mas como fazer o inventário de carbono sem ter uma grande estrutura por trás?
Existem diversas ferramentas no mercado que podem apoiar os processos organizacionais, mas o Ambitus vai além: é uma plataforma completa, que concentra em um único ambiente todas as funcionalidades necessárias para a elaboração de um inventário de carbono eficiente. Com ele, você evita as planilhas complicadas, o cálculo é automatizado e simplificado. A plataforma conta com inteligência artificial integrada, módulo de compartilhamento de dados entre empresas, painel de indicadores ESG e ferramenta de materialidade para ajudar na definição dos temas mais relevantes. Tudo isso com base em referências internacionais, garantindo confiabilidade e precisão nas informações. O melhor? É simples de usar e pensado para equipes de todos os tamanhos.
Conclusão
Você não precisa esperar ter uma grande equipe para agir. Com organização, planejamento e a tecnologia certa, é possível dar os primeiros passos na gestão de carbono de forma simples, confiável e estratégica.
Comece agora, torne o inventário um diferencial competitivo!